domingo, 17 de outubro de 2010

Os Analistas Políticos Deveriam ser Analisados

Analisar os analistas políticos em época de eleição é uma tarefa muito interessante. Comentários dados em entrevistas por cientistas políticos, sociólogos, historiadores sobre suas leituras do processo político eleitoral brasileiro são merecedoras de reflexão. Entre elas, os que demonstram claramente preconceitos contra as classes menos abastardas e contra os nordestinos. Nesse sentido quero destacar dois pontos:

Em primeiro lugar, tornou-se comum justificar o grande índice de aprovação de Dilma no 1º turno no Nordeste, argumentando que nessa região, o povo motivado pela baixa escolaridade e beneficiado por projetos como o bolsa família, sustenta a continuidade política governamental, votando em Dilma. Assim, os analistas tentam argumentar a pouca conscientização política que tem o povo de baixa renda, em geral e o nordestino, em particular. Contudo, é importante lembrar que nas eleições de 1989, quando Lula obteve grande índice de votação no eixo sul-sudeste, atribuiu-se ao fato de que nessas regiões, as pessoas eram mais preparadas intelectualmente, pois tinham acesso à informação e “sabiam votar”, valorizando um operário que vinha das massas populares. Ou seja, dependendo de qual segmento social se vota, a análise potítica apresenta interpretações valorativas bastante diferenciadas.

Outro fato interessante ocorreu ontem, dia 16 de outubro, enquanto eu estava assistindo a um programa de entrevista na Globo News, chamado de Painel. Um comentarista político disse por duas vezes, que o número de votos nulos e brancos no Nordeste foi o maior do País porque as pessoas, tendo baixa escolaridade, confundiam-se na hora da votação, teclando errado em seus candidatos na cabine eleitoral. Interessante perceber que se o mesmo índice fosse detectado em outra região brasileira com maior poder aquisitivo de renda e escolaridade, a justificativa seria de que os votos brancos e nulos representariam um indicativo de voto de protesto e insatisfação tanto em relação à proposta de PT como do PSDB.

A grande questão é que os analistas veiculados na mídia, embora estejam respaldadas por seus discursos competentes, não conseguem disfarçar suas visões pré-concebidas e estereotipadas sobre o povo brasileiro, pois, mesmo que a grande maioria não tenha acesso à instrução oficial, a consciência política representa uma prática cotidiana que não se efetiva somente no espaço de uma cabine de votação, em momentos pontuais da história política nacional e, a população tem consciência sim de suas demandas e do sistema político falho em vários segmentos, no seu dia a dia.

O voto de todos os brasileiros e brasileiras merece respeito, sejam eles analfabetos ou doutos, estejam eles morando em condomínios fechados ou em casebres onde não há redes de esgotos.

5 comentários:

  1. "O número de votos nulos e brancos no Nordeste foi o maior do País porque as pessoas, tendo baixa escolaridade, confundiam-se na hora da votação, teclando errado em seus candidatos na cabine eleitoral."

    Decepcionante acreditar que ainda existe pessoas dessa estirpe! O Brasil não conhece o Nordeste!

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo e queria ressaltar um outro detalhe dito logo após o resultado,o número de eleitores que como eu não foi votar foi de 32 milhões e mais, fato esse que não foi levado em consideração e ainda dito como pouco expressivo.Mostrando claramente qual tem sido o papel da mídia.Esses dados eles evitam comentar.
    Laura Lobato

    ResponderExcluir
  3. Esqueci-me de perguntar-te se já viste um filme; O Cozinheiro, o Ladrão, sua mulher e seu amante.Se não vistes, veja e depois diga-me, se não encontrares eu de dou uma cópia.
    Laura Lobato

    ResponderExcluir
  4. A região Nordeste não cabe mais nesse espaço em que o resto do país quer colocá-la: a de região que abriga analfabetos e miseráveis. Essa concepção é tão ultrapassada, que os próprios dados eleitorais - se lidos corretamente! - mostram isso!
    Só fazendo um parêntese: o movimento Crítica Radical, principal articulador da campanha "Não Vote!", têm seu maior número de participantes aqui, em Fortaleza-CE.

    Certos "profissionais", principalmente os da área de comunicação, deveriam procurar colocar mais conteúdo em seus discursos, ao invés de, como diz outro, "falar bonito".

    Adorei o post!

    Forte abraço a todos!

    ResponderExcluir
  5. Sou do Sudeste e concordo com vocês, enquanto a midia escrita e televisa usar o Norte e o Nordeste como massa de manobra, esse país não vai para frente.

    Amei o blog, apesar de não ser de poesia

    Btse.

    ResponderExcluir